Dia 19 de novembro em alusão ao dia 20 de novembro dia da Consciência Negra a Escola Cosmo Alves Pereira realizou o II Show Cultural a Educação não tem Cor. Na ocasião participaram do evento as escolas das comunidades vizinhas EEF Gonçalves Dias localizada no Sitio Fazenda, EEF antão Pereira e Silva da Vila Umari, EEF Joaquim Ferreira do Barreiro do Jorge e a EEI Macário Moreira do Distrito de Quincuncá, que contribuíram com o evento trazendo apresentações e a garota candidata ao concurso de Garota Afro 2011.
A abertura contou com a apresentação dos alunos do Cosmo realizando um ritual de saudação africana, dançada ao som da música Maculelê e distribuição de pipocas aos visitantes. Segundo alguns historiadores é costume de comunidades africanas que acreditam que a pipoca é um bom presságio e desejo de boas vindas.
A EEI Macário Moreira apresentou um desfile com alunos caracterizados de indígenas, baianas, e escravos, além de uma roda de capoeira mirim. A EEF Antão Pereira e Silva trouxe uma mistura de hip hop e kuduru danças originárias da África. A EEF Gonçalves fez apresentação de uma paródia ressaltando a importância da diversidade cultural e a EEF Joaquim Ferreira dos Santos fez um resgate de ritual indígena “dança do agradecimento”.
As demais apresentações foram da escola anfitriã, que mostrou para toda comunidade a riqueza do trabalho exercido durante o ano de dois mil e onze através da apresentação de poesias, músicas e a enquete teatral “A Resistência Negra” que fala sobre a cultura e o sofrimento do negro antes da abolição. Durante as apresentações os alunos mostraram a importância do trabalho exercido em sala de aula. Desde a preparação do festival até a sua execução na Praça Jesus Alderico Costa, tivemos a participação de todos os professores.
0 comentários:
Postar um comentário